Duração do Curso - Bacharelado em Serviço Social

O curso possui a duração mínima de 04 anos (08 semestres).

Perfil do Curso de Serviço Social

O Curso de Bacharelado em Serviço Social da FBJ Digital constitui-se de uma base comum formada pelos conhecimentos de ciências humanas aliadas à tecnologia, união que resultará em inter-relação a fim de compreender as mudanças societárias, que impactam no trabalho do Assistente Social junto às mazelas sociais que são objeto de trabalho da profissão e se compromete com a oferta de um curso de relevância para a sociedade, com qualidade na formação acadêmica, visando atender as necessidades da população das cidades onde estarão inseridos a sua sede e os seus polos de apoio presenciais.

A filosofia que norteia este Curso visualiza que é imprescindível o rigoroso trato teórico, histórico e metodológico da realidade social e do Serviço Social, tendo em vista a preocupação de alcançar os meios possíveis de intervenção. Daí o propósito de construção pedagógica da excelência profissional, como meio seguro para analisar e intervir na realidade social. Esse profissional estará preparado para entender o que é a questão social do país, desde suas causas até suas consequências, visando a construção de estratégias para o enfrentamento adequado.

O Curso de graduação em Serviço Social é fundamentado numa perspectiva sócio-histórico-cultural, tendo como eixo articulador a interdisciplinaridade e a funcionalidade, buscando a construção de um Currículo global e integrado, considerando as novas tendências educacionais e os paradigmas emergentes do mundo contemporâneo. Assim, as disciplinas pedagógicas que constituem o Currículo foram pensadas para uma sociedade onde o princípio da qualidade torna-se prioridade a partir da relação teoria-prática e a associação com a vivência e inclusão dos profissionais em suas mais distintas atuações.

Objetivos do Curso

Formar Assistentes Sociais, qualificando-os com uma formação teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa, para que sejam capazes de intervir de forma propositiva numa perspectiva de garantias de direitos, junto às manifestações da ―questão social‖ emergentes nos mais diferentes espaços sócio ocupacionais, locais e regionais, por meio de práticas fundamentadas na Legislação que regulamenta a profissão – Lei 8662/93 e Código de Ética Profissional de 93, com criatividade e compromisso na instrumentalidade do Serviço Social.

Perfil Profissional do Egresso

O Curso de Serviço Social da FBJ DIGITAL, tendo como referência o Código de Ética Profissional das/os Assistentes Sociais (1993), promove aos seus estudantes uma formação generalista e crítica a partir da adequada e rigorosa fundamentação teórico-metodológica, tendo em vista configurar um perfil profissional de seus egressos capacitados a pensar/projetar/intervir nas manifestações da “questão social” que se colocam como demandas cotidianas e que representam importantes desafios a serem superados pelas respostas profissionais. O processo de elaboração dessas respostas deve estar balizado pelos princípios fundamentais expressos pelo Código de Ética Profissional, reafirmando o compromisso do profissional com a sua condição de sujeito histórico que no curso do exercício profissional compartilha da construção de outras formas de sociabilidade e de relações sociais. E, para isso deve ser capaz de:

Entre em contato conosco!

Informe um telefone para que possamos entrar em contato.